Blog

Coaching em grupo – 6 perguntas a fazer em áreas específicas

Aprenda a fazer 6 perguntas na sessão de coaching em grupo para ter foco, fortalecer a conexão entre a equipe, trabalhar a construção do negócio, estabelecer prioridades e sobre gestão do tempo!

Ao trabalhar com coaching em grupo, você nota que há grandes possibilidades de aprendizagens em diferentes esferas de atuação no mercado. E é nisso que reside a chance de você adquirir uma ampla visão sobre áreas adaptando a realidade de cada um, inclusive, a sua.

Sendo assim, é fácil perceber que muitas dessas pessoas encontram respostas a diversas situações por meio do coaching de grupo. Você, provavelmente, ao participar de um pode saber muito bem como funciona, não é mesmo?

Às vezes, quando você está em busca de uma direção, ali no coaching em grupo é abordado um assunto que vai ao encontro da sua necessidade e acaba por se resolver sem muito esforço, pois a visão de várias pessoas faz despertar esse problema solucionando da maneira mais eficaz e concisa.

É por essa razão e outras que vale a pena participar da sessão de coaching em grupo. Sabe por quê? Porque a sua visão segue para uma dimensão jamais vista levando a olhar por novos horizontes possibilitando encontrar uma resposta plausível que, com apenas uma pessoa, ficaria bem mais limitada.

Se você ainda não conhece como se desenvolve e quais as vantagens de trabalhar com coaching em grupo, queremos apresentar um post que escrevemos sobre esse assunto e que vai te ajudar a pensar como é interessante fazer parte de um.

Então, acesse O que é coaching em grupo e quais suas vantagens para entender melhor sobre essa potencialidade que tanto te beneficia como todo o grupo.

http://www.wiltonneto.com/o-que-e-coaching-em-grupo-e-quais-suas-vantagens/

Sobre a sessão de coaching

Em meio a esse grupo é preciso que, assim como de forma pessoal ou individual, a conversa possa seguir um roteiro organizado, diretivo e bem planejado. Afinal, são algumas pessoas ali que se interajam e estão constantemente ansiosas para buscar resultados contundentes.

Para isso, as perguntas tornam essas horas, momentos fundamentais, pois são por meio delas que você terá uma direção certa e objetiva direcionada a sair dali, com respostas. Sendo assim, essas perguntas devem ser bem elaboradas e irem direto ao ponto, sem enrolações.

Cada minuto com o grupo precisa ser bem aproveitado, certo? O tempo é algo que precisa ser usado a seu favor e é você quem determina o rumo da sessão de coaching orientando e controlando.

Para te ajudar nisso, vou te fornecer 6 perguntas com as quais você pode usar em sua sessão de coaching. O objetivo dessas perguntas é para que você possa focar no que realmente importa, sem ficar perdido no tempo, assunto ou desorientado sem um cronograma.

banner-wilton-neto-coaching-em-grupo

6 perguntas para ter foco no coaching em grupo

Estas 6 perguntas abaixo vai te orientar a fazer uma abordagem assertiva. O objetivo delas é manter o seu grupo focado e saírem realmente dali sabendo do propósito desse encontro.

Veja abaixo e descubra como ter foco usando 6 perguntas simples na sua sessão de coaching em grupo.

1 – O que é importante para você agora?

2 – Como você enxerga o sucesso? O que ele parece para você?

3 – Quem pode ajudá-lo a se concentrar nesse assunto?

4 – O que você não precisa dizer para ser bem sucedido?

5 – Se você ver uma imagem a alguns metros, o que mais você consegue manter o foco?

6 – Para que você se mantenha em foco, o que precisaria tirar ou adicionar em sua vida?

6 perguntas para treinar a conexão com o grupo e equipe

A conexão com o coaching em grupo é de suma importância para criar confiança e segurança entre os membros. Por isso, estas 6 perguntas visam atingir esse objetivo e deixar que todos se sintam bem confortáveis para falar, discutir e interagir com mais liberdade.

1 – O que cada um traz consigo é exclusivo para esse grupo?

2 – Que forças são trazidas de forma individual? E no coletivo? O que se sobrepõem? Quais lacunas existem?

3 – Qual a maior ligação que une cada um de nós em conjunto?

4 – O que é importante sobre os nossos valores compartilhados?

5 – Como enxergamos uns aos outros?

6 – O que cada um de nós necessita um do outro?

6 perguntas para a construção de negócios

Para o grupo que possui membros voltados a negócios como empresários, profissionais, líderes institucionais e corporativos e todo esse universo, estas perguntas podem ajudar a direcioná-los ao que importa dentro do seu campo de atuação. Confira abaixo!

1 – Qual é a maior oportunidade que se apresenta agora para o seu negócio? Como poderia maximimar e potencializar isso?

2 – Qual a sua prioridade n° 1 para esse mês? Para o trimestre?

3 – Se você soubesse que seu negócio iria crescer, onde colocaria a sua maior atenção e seus recursos?

4 – Qual o seu maior desafio nesse momento? Para o quê você precisaria dizer “não”?

5 – O único projeto em sua lista de tarefas que precisaria ser concluída este mês é…?

6 – Neste mês, onde você quer colocar mais atenção? Que área ou setor?

6 perguntas sobre prioridades e gestão do tempo

Esses dois temas, prioridades e como gerir o tempo, pode ser uma das maiores dificuldades que todo coach possui ou para quem trabalha com coaching em grupo. O equilíbrio, nesse caso, é fundamental para que as sessões não se estendam demasiadamente.

Com isso, se você focar nestas 6 perguntas, poderá manter o clima em harmonia e totalmente organizado e controlado. Veja a seguir!

1 – Quais são as suas principais prioridades? Relacione entre 3 a 5.

2 – O que realmente importa para você agora?

3 – O que, se não for tratado, pode gerar um impacto significativo?

4 – Qual é a coisa mais rápida que você pode fazer para tirar algo que esteja atrapalhando?

5 – O que você definiria como “NÃO” nesse momento de sua vida?

6 – Quais são os seus próximos passos mediante essa questão anterior?

Você descobriu 6 perguntas para fazer em seu coaching de grupo e para cada área de atuação, especificamente. Espero que possa ter te ajudado em como conduzir a sessão de coaching e até mesmo criar outras perguntas, a partir dessas. Seja criativo!

Caso queira dar alguma sugestão ou deixar um comentário sobre o que pensa a respeito dessas 6 perguntas a fazer no coaching de grupo em cada tópico, então, fique à vontade.

Se quiser montar um coaching de grupo também e não sabe como, tenho a oferecer um e-book capaz de te ajudar com 7 tipos de modelos testados e comprovados como os melhores! Baixe agora mesmo e escolha uma dessas metodologias para aplicar! Basta Clicar no Banner ao lado.

Té mais…

Wilton Neto

banner-wilton-neto-coaching-em-grupo

Veja também: Coach e Coachee – Como se conectar com seu cliente para que volte a ser seu cliente e Segredo para o coach atrair clientes ideais

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING