Blog

Coaching de grupo – Conscientização e ação através de perguntas

A melhor ferramenta que o coaching de grupo tem para gerar conscientização e ação aos membros são as perguntas. Entenda como funciona a fim de usá-las para impactá-los!

O coaching de grupo é uma modalidade muito diferente de qualquer outra. Sem dúvida, você já deve notar o quanto ele abrange uma série de técnicas para que cada um seja explorado da melhor maneira possível retirando as amarras que tanto os prendem.

O seu maior destaque e diferenciação sobre qualquer outra modalidade existente no cenário mundial está centralizado em 5 pontos distintos, os quais vale a pena salientar abaixo para você:

  1. Foco na definição de metas.
  2. Ampliação da consciência em torno dos objetivos.
  3. Conscientização das questões/temas chave.
  4. Apoio à ação.
  5. Criação de prestação de contas.

Desse modo, você deve pensar em como cumprir esses propósitos, os quais estão divididos nesses 5 pontos distintos.

E estes deverão ser seguidos com maestria beneficiando os membros de acordo com sua necessidade e fazendo com que saiam dali realizados e tendo seus objetivos alcançados.

Você pensa ser fácil chegar a esse efeito? Obviamente, que não é!

Assim, você precisará usar algo imprescindível para chegar nesse estágio. E uma das poderosas ferramentas do coaching de grupo para serem usadas são as PERGUNTAS!

E me impulsiono, a saber, o que tem feito a esse respeito. Como são as perguntas que tem usado para cada um desses 5 pontos citados?

Quais as perguntas que têm feito no coaching em grupo a respeito da definição de metas? E quanto à conscientização? À ação? Responsabilidade? Será que as suas perguntas estão gerando impacto sobre eles?

banner-wilton-neto-coaching-em-grupo

Para que servem as perguntas?

As perguntas servem como um grande marco na condução de qualquer indivíduo e grupo, as quais estimulam mais ainda às conversas no coaching. Sem essas perguntas, o que seria de uma sessão de coaching, não é mesmo?

Elas são tão necessárias quanto qualquer outra técnica de coaching que você venha a aplicar. Talvez, elas sejam essenciais e centrais no sucesso do seu grupo. Sabe por quê?

Porque as perguntas, quando bem elaboradas, podem levar o cliente a encontrar respostas que ele procura há tempos. Também podem direcionar para clarear ideias e tomada de decisões assertivas.

Por isso, você deve procurar como tê-las em mãos e saber usá-las com eficiência no processo de coaching em grupo.

Porque usar perguntas para conscientização e ação dos membros?

Como visto anteriormente, as perguntas são uma das melhores ferramentas que todo coach deve usar em suas sessões. Embora seja relevante aplicá-las em todos os 5 pontos que citei,  aqui neste post quero especificar ao que tange à conscientização e ação para os membros.

Ao usar as perguntas como um meio de impactar o grupo a se conscientizarem de seus objetivos traçados e às ações que deverão ter, elas não poderão ser usadas de qualquer jeito.

Sendo assim, você terá que elaborá-las com propósito, tendo a sensibilidade de estar atingindo, de forma exitosa, o coração de cada um. Entrar na pele do outro e extrair os sentimentos ali, apesar de ser uma tarefa difícil, é possível mediante a sua habilidade.

E é justamente essa a proposta das perguntas. Quando as perguntas são direcionadas de forma correta, as respostas tenderão a serem corretas também. Uma pergunta mal formulada ou inadequada poderá gerar conflitos neles e chegar a uma resposta também confusa.

O segredo do seu coaching em grupo não está nas respostas dos membros, e sim nas perguntas com as quais são direcionadas a eles. Por esse motivo, elas são extremamente valiosas e essenciais exigindo atenção e melhoria contínua!

Por meio dessas perguntas, os membros estarão conscientes do seu papel ali e poderão ter ações mais diretivas e compromissadas com eles mesmos. Aposte nos uso das perguntas e deixe as suas sessões mais interessantes.

3 perguntas fundamentais para o coaching em grupo

Estas 3 perguntas fundamentais para serem feitas no coaching em grupo entre os membros irá ajudar você a ser mais assertivo. É apenas uma sugestão, então, não precisa ser regra. Além disso, você pode, por meio dessas, criar outras.

As 3 perguntas são estas abaixo:

  1. O quê?
  2. E então?
  3. E agora?

Você vai perceber que essas 3 perguntas são as chaves para o seu sucesso em coaching de grupo. Elas irão te direcionar para que a sessão de coaching possa fluir de forma mais leve.

Veja abaixo como você pode explorá-las, individualmente.

  1. O quê?

Esse tipo de pergunta é para estimular a reflexão sobre as experiências significativas dos clientes/membros pelos quais passaram. Você pode incorporar da maneira que quiser e até mesmo incluir questões comuns, tais como:

  • Qual foi o sucesso mais significativo que teve nessa semana?
  • Qual foi o seu maior obstáculo?
  • O que você aprendeu?
  • O que pode tirar de lição?
  1. E então?

Já esse tipo de pergunta é para encorajar os clientes/membros a olhar para o significado e importância de um problema ou experiência que tenha enfrentado. Com base em qualquer um dos pontos de aprendizagem/experiências em que eles tenham compartilhado no grupo.

Então, elas ajudam a aprofundar a aprendizagem, o que é na verdade a principal competência do coaching em grupo. Você pode perguntar da seguinte forma:

  • E, então? O que você vai fazer depois disso?
  • O que fará mediante esse aprendizado?
  • O que pensa ser importante a esse respeito para a sua vida?
  1. E agora?

Essa última das 3 perguntas é para ajudar os clientes/membros do grupo a tomarem uma decisão e, assim, agirem. Com base nas experiências que teve e nas novas perspectivas que adquiriram quais as mudanças que pretendem fazer? Essa é a proposta para essa pergunta.

  • O que você irá fazer de diferente a partir de tudo que ouviu e aprendeu?
  • Quais ações que irão tomar daqui para frente?
  • O que precisará mudar para atingir o resultado que deseja?

Que tal? Gostou desse post? Ainda está em dúvida na forma como você pode abordar no coaching em grupo usando a sua melhor ferramenta: as perguntas? Espero ter esclarecido dando direção em como conscientizar o grupo e o levar à ação a fim de que possa atingir o propósito.

banner-wilton-neto-coaching-em-grupo

Veja também: Porque eu amo Coaching em Grupo online (e você deveria amar também) e 9 estratégias promocionais para impulsionar o seu Coaching em grupo

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING