Blog

Coaching em grupo – O que faz ser tão diferente de outras modalidades?

O coaching em grupo se faz determinante quando há em seu processo: objetivos, ações diretivas, conscientização e responsabilidade. Saiba mais sobre cada um!

Em algum momento de sua vida como profissional coach, certamente, já se perguntou sobre o diferencial em trabalhar com coaching em grupo, não é mesmo? O que está por trás dessa modalidade? Como ele obtém resultados mais expressivos que até mesmo um coaching individual?

Entre tantas informações que você ouve a esse respeito, é fato que pode ocorrer conclusões errôneas ou que, por não terem sido passadas corretamente, lhe tenha dado uma impressão duvidosa quanto a sua eficácia.

A verdade é que, para que o processo de coaching em grupo possa ser bem-sucedido, funcione com êxito e que cumpra o seu real propósito, você deverá incutir alguns elementos essenciais, pois o processo a ser feito exige uma abordagem diferenciada.

Até mesmo para alcançar o sucesso como coaching em grupo não adianta apenas aplicar o básico do que se sabe para com os seus clientes ou usar o modelo um a um. Tem que haver uma união de vários fatores trabalhando em conjunto e em harmonia.

Além disso, será preciso você ir além das técnicas aplicadas, pois muitas delas já se tornaram ineficazes exigindo mudanças na abordagem. O intuito do grupo é sempre gerar resultados individuais, por si mesmos, onde cada membro tente alcançar toda a sua capacidade de realizar o que nem imaginariam conseguir. O grupo de coaching deve estimular à mudança constante de todos.

E, para que você alcance essa meta de forma assertiva em sua equipe, os elementos essenciais no processo de coaching em grupo farão toda a diferença nos resultados produzidos. Por isso, resolvi mostrar quais são eles e abordar para você um pouco sobre cada um!

banner-wilton-neto-coaching-em-grupo

4 elementos essenciais para o coaching em grupo ser um grande diferencial no mercado

Segundo a Pesquisa Global Client Coaching datada em 2009, o processo de coaching em grupo, quando voltado a estes 4 elementos essenciais, tornou-se um enorme destaque dentre outras modalidades. E por que ele é tão eficaz?

O mais interessante dessa pesquisa é que esses elementos foram declarados pelos próprios clientes, ou seja, de acordo com suas experiências, observações e vivências grupais.

Se você já conhece essa modalidade sabe que o grupo influencia positivamente nas decisões, no esclarecimento das ideias de cada um, da união que se tem e parceria, apesar da individualidade. No entanto, a força de uma equipe com o mesmo propósito é impactante e muito poderosa.

Caso ainda não conheça a potencialidade do coaching em grupo convidamos você a ler o meu post 5 motivos para criar um coaching em grupo e tire as suas dúvidas.

http://www.wiltonneto.com/grupo-de-coaching/

Agora, queremos destrinchar esses 4 elementos essenciais em que o coaching em grupo possui e, por isso, o faz ser um grande diferencial de outras modalidades. Aposte em desenvolver cada um deles e extraia toda a sua potencialidade para revolucionar as pessoas do seu grupo de coaching e também você.

  1. Objetivos
  2. Ações diretivas
  3. Conscientização
  4. Responsabilidade

1 – Objetivos

Todo grupo de coaching precisa ter objetivos bem claros, específicos para cada necessidade dos membros e serem atingíveis. Além desses objetivos, as metas são o ponto de partida de todo processo de coaching, elas é que mantêm a equipe ativa.

Por isso, você deve estabelecer o foco em metas e também incentivá-los individualmente.

Em um processo de coaching em grupo, embora haja uma meta compartilhada como, por exemplo, “eu quero abrir o meu negócio” ou “quero equilibrar o meu trabalho com a vida amorosa”, haverá membros buscando objetivos diferentes e, possivelmente, não relacionados com nenhum outro.

É por isso que você deve aplicar nesse processo de coaching e em conjunto todos esses 4 elementos. Iniciando com esses objetivos definidos e metas claras, a ação e a consciência os levarão para o nível seguinte e a responsabilidade de assumirem os seus próprios resultados, sem culpar ninguém.

2 – Ações diretivas

Outro elemento essencial para o coaching em grupo são as ações. Toda a magia dessa modalidade reside na ação em fazer algo por seus objetivos. É por essa razão que o grupo existe, pois leva a todos serem impulsionados e motivados a agir.

Essas ações que você os levará devem ser diretivas, focadas nos objetivos e metas, sem perder a concentração. Também precisa estar relacionadas em se ter consciência ao que se faz e não faz, atreladas ao que pensam (crenças, limitações, bloqueios, paradigmas).

3 – Conscientização

A idéia da conscientização é fazer com que o grupo expanda a consciência em torno dos seus próprios objetivos e suas visões.  Essa ferramenta do coaching te levará ao campo dos valores que carrega, dos paradigmas que cada um possui e crenças sobre como enxerga a vida a partir dos bloqueios ainda enraizados.

Quando bem trabalhado essa conscientização, o grupo consegue superar crenças limitantes que o impede de avançar passando a agir de maneira mais realista, presencial em cada atitude e estando conscientes das conseqüências.

Por isso, é fundamental que o coaching em grupo conscientize todos os envolvidos para que ultrapassem seus limites atingindo ações assertivas. A conscientização e a ação precisam estar andando lado a lado.

4 – Responsabilidade

Esse último elemento que você pode aplicar no coaching em grupo é a responsabilidade. Cada um ali precisa tomar sobre si as rédeas de sua vida.

Mediante os objetivos, ações diretivas e a conscientização sobre eles, o próximo nível exigirá o aprendizado de que todos, individualmente, são responsáveis por obter os bons ou maus resultados.

Aqui estão os 4 elementos essenciais com os quais confirmam (a partir da visão das experiências dos clientes) que o coaching em grupo traz benefícios maiores que o coaching individual e é capaz de ser bem sucedido em toda a sua essência.

Certamente, se você os aplicar em seu grupo/equipe desfrutará de sucesso e colherá excelentes frutos tendo clientes com seus propósitos realizados.

E, sem dúvida, cliente satisfeito é o melhor fruto que se colhe, não é mesmo? Pense nesses 4 elementos e como você pode trabalhar cada um, separadamente.

Caso queira mais informações sobre o trabalho com coaching em grupo bem como técnicas e ferramentas, comente aqui abaixo.

Té mais

Wilton Neto

banner-wilton-neto-coaching-em-grupo

Veja também: Seja um coach de sucesso ao superar falhas e Coaching de grupo – Conscientização e ação através de perguntas

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING