Blog

6 Abordagens Essenciais para Criar Conexão e Engajamento no Coaching em Grupo

Uma das perguntas que mais ouço dos coaches é “Coaching em grupo se parece com o quê?” Dependendo do tipo de processo de Coaching em grupo que você usa – pessoal ou virtualmente, há várias abordagens que você pode utilizar. Mas a chave para qualquer grupo é criar uma conexão, engajamento e estímulo dentro do grupo. 

Se não ocorrer uma identificação ou uma conexão com o grupo, não terá o engajamento que é tão importante no coaching em grupo. Então conheça 6 abordagens essenciais para criar essa conexão!!!

Então, como Coaches, o que podemos fazer para estimular o engajamento no grupo durante o processo?

Há várias abordagens que você pode querer incorporar ao seu trabalho, dependendo exclusivamente das preferências dos grupos com os quais você trabalha e até mesmo pelo seu próprio estilo de Coaching. Fatores adicionais como as expectativas que você colocou nos membros do grupo e o acordo ou aliança que você tiver designado também interferem no processo.

banner-wilton-neto-coaching-em-grupo

Abordagens para engajar o grupo

1) Discussão em Grupo entre Pares.

Lembre-se de que discussão em grupo pode variar. Um misto de conversa com grupos maiores, grupos menores e em pares pode ser bem útil nos dois contextos (pessoal ou virtualmente).

Alguns treinadores introduzem o encontro em pares como um componente de seus trabalhos, e algumas vezes, com subgrupos menores.

O encontro entre pares pode envolver o Compartilhamento Par a Par, Conversa, Questionamento e Responsabilidade. As oportunidades do treinamento de pares podem ser incluídas durante o processo de coaching – durante as discussões em grupo e entre as sessões de grupo. Tenha como referência, também, o “Aprendendo com os Parceiros”.

2) Coaching Laser

Este tipo de coaching, tipicamente, envolve pequenas rupturas de 1-1 durante a sessão. Isso inclui umas intervenções individuais de 5-10 minutos durante a sessão sobre um assunto escolhido por eles, ou um assunto relacionado ao grupo.

O Coaching laser pode ser integrado ao seu trabalho com grupos pequenos, subgrupos, virtualmente, assim como em programas pessoais. Os Coaches devem se certificar de que todos que queiram podem ter a chance de participar do coaching laser.

Enquanto você está utilizando este tipo de intervenção, peça ao resto do grupo para ouvirem atentamente às questões que você está fazendo e como estas perguntas os impactam. Você não pode perder o andamento da conversa, porque aí a conexão é perdida.

3) Trabalho de Campo – também conhecido como Atribuições, Trabalho de Casa, Pré-Trabalho ou Pós-Trabalho

O trabalho de campo inclui uma necessidade ou uma lista de websites ou listas de leitura, nos quais o grupo possa ter uma referência. Também inclui uma avaliação ou outras atividades, tais como checklist, para ser completado antes do início do programa.

O trabalho de campo é um componente importante no processo de Coaching em grupo, já que auxilia na ação, na conscientização e nos sentimentos internos.

Por exemplo, o trabalho de campo com um grupo que tenha problemas com conversas difíceis pode envolver ou fazê-los completar, individualmente, a avaliação de conflito, de modo a conseguirem uma consciência maior sobre seus estilos de gestão.

Os Coaches que facilitam grupos virtuais podem considerar que o trabalho de campo seja essencial em alavancar o tempo que vocês passam juntos, já que permite a discussão de sentimentos colhidos durante o trabalho de campo entre os membros.

Essa relação que é construída é benéfica para todos os lados envolvidos, porque requer maior assimilação do que está acontecendo ao seu redor. E isso não é um máximo? Resumindo, o trabalho de campo proporciona uma oportunidade para aqueles que valorizam o tempo para reflexão e preparação.

Trabalho de casa é uma forma de gerar engajamento no coaching em grupo.

4) Reflexão Individual

Reflexão individual pode envolver questões para serem refletidas e colocadas no papel, numa espécie de diário, ou um trabalho que pode ser completado no momento que foi dado, fornecendo pontos de pausa para os indivíduos durante o processo.

A integração das atividades de reflexões individuais é muito útil quando os membros do grupo são mais introvertidos, pois tal reflexão fornece a eles oportunidade de captação de seus pensamentos. Isso também funciona quando grupos são diferentes. Até aqueles mais tímidos conseguem expor melhor os pensamentos.

Aliás, já ia me esquecendo. Se você tem mais dúvidas sobre como montar um coaching em grupo, não tem com o que se preocupar, sabe porquê?

Porque vou fazer um workshop 100% online e gratuito sobre Coaching em Grupo. Nesse Workshop estou contando com a sua presença, o que acha? O que eu quero é que você cresça e tenha sucesso!!

banner-wilton-neto-coaching-em-grupo

5) Parceiros/Amigos de Aprendizado

No espírito de sustentação da conversa, os parceiros ou amigos de aprendizado devem encontrar os pontos de contato, como conexão, confiança e intimidade dentro do grupo, assim como uma conversa profunda sobre os tópicos chave entre as sessões.

Se as sessões ou conversas são espalhadas devido à disponibilidade ou restrições de orçamento, os parceiros de aprendizado podem ser parte significativa no aprendizado da sustentabilidade ou do aprofundamento, e podem agir com o passar do tempo. Deve-se sempre checar quais sentimentos e/ou melhores práticas eles gostariam de compartilhar com o resto do grupo.

6) Uma abordagem híbrida

Abordagens híbridas ou uma mistura de treinamentos de 1-1 ou em grupo podem ser muito úteis no contexto do Coaching em grupo. Os participantes percebem a amplitude da conversação em grupo, assim como a profundidade da conversação individual. Esta abordagem híbrida permite que se foque no centro das fundações e nas áreas de interesse comum do grupo.

Isso acaba permitindo com que cada indivíduo ganhe uma oportunidade para explorar suas próprias áreas de interesse de uma maneira mais focada. Assim, você ajuda aquela pessoa a sair da zona de conforto e progredir cada vez mais no treinamento. Não é isso que você deseja??

Me responda, o que você achou da estrutura híbrida? Quero saber!

Aqui vão algumas questões a serem consideradas para o engajamento de seu Coaching em grupo:

  • Quais abordagens que você mais gostou?
  • Qual o valor que isso adicionará?
  • Como isso auxiliará na confiança, conexão e engajamento no grupo?
  • Seus próximos passos serão ………………

Tenta responder elas com muita sinceridade porque estou aqui para te ajudar, não se esqueça disso. E já vai se inscrevendo no meu Workshop online, porque você não pode perder essa chance, de jeito nenhum!

Para fazer a sua inscrição para o no Workshop “O Poder do Coachig em Grupos, Clique no banner abaixo.

banner-wilton-neto-coaching-em-grupo

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING