Blog

Por que implementar o mentoring nas empresas?

O programa de mentoria é uma relação entre duas pessoas, uma mais experiente e outra menos, para desenvolver suas habilidades profissionais e pessoasi que pode ser estimulada com através do mentoring nas empresas. Um processo que pode aumentar a produtividade, a qualidade do serviço e a satisfação de funcionários e clientes. Não à toa, muitas empresas já estão adotando esse processo em seu dia a dia.

A maior experiência do mentoring nas empresas é promover o conhecimento em áreas específicas, através do compartilhamento de informações, e conquistar muito mais resultados. Esse trabalho traz muitas vantagens nas produções e no relacionamento entre os funcionários. Porém, ele não surge de nada! Um programa de Mentoria de alto impacto pede conhecimento, planejamento, execução e análise dos resultados.

Para ter ideia da importância do mentoring nas empresas e no ambiente profissional, os Estados Unidos aprovaram em 2004 a Public-Law 108-4111 que trouxe importantes mudanças na formação de funcionários federais. Uma das principais alterações é que as agências públicas devem oferecer programas de mentoring para seus funcionários.

O mentoring nas empresas é uma excelente forma de cultivar bons profissionais.

O mentoring nas empresas

As grandes empresas estão criando cada vez mais novos programas de mentoria para seus colaboradores nos mais variados setores e pelos mais variados motivos. Elas perceberam que independente do que você busca, melhorar a produtividade ou ter profissionais mais talentosos, por exemplo, os benefícios do mentoring nas empresas são numerosos. Mas os programas não surgem do nada.

Antes de tudo, a empresa precisa ter um importante case para que possa disponibilizar tempo, atenção e recursos para criar um programa de mentoring profissional. E isso tudo deve estar ligado aos objetivos da empresa. Uma empresa de tecnologia jovem, por exemplo, pode criar um programa de mentoria para estimular a criatividade e a produção de novos projetos. Uma forma de fazer com que seus colaboradores desenvolvam mais produtos e serviços ligados à área de atuação no futuro.

O mentoring nas empresas deve fazer parte dos planos da organização. Não adianta criar um programa apenas para dizer que seus funcionários têm bons treinamentos e suporte de profissionais mais experientes. É preciso fazer um programa que tenha consistência, atraia a atenção de seus colaboradores e ajude a empresa conquistar seus objetivos.

Os motivos para implementar o mentoring nas empresas.

Porque implementar o mentoring

O mentoring nas empresas pode buscar diferentes finalidades. Você deve encontrar o motivo pelo qual deseja criar um programa desse em seu ambiente de trabalho. Por isso, eu listei alguns dos principais motivos pra implementar este processo nas empresas.

  • Parte de acesso à empresa – O mentoring nas empresas pode ajudar novos colaboradores a se sentirem como parte da equipe.
  • Fortalecer o conhecimento – O processo pode usar um profissional experiente para dividir seu conhecimento com jovens profissionais e aumentar os resultados das empresas.
  • Identidade profissional – Quando jovens profissionais começam suas carreiras, eles têm dificuldades para entender como aquele mercado funciona e precisam de ajuda para criar sua identidade profissional. Um profissional mais experiente pode passar alguns valores pessoais para esses jovens funcionários. Importante para ter funcionários alinhados à estrutura da empresa.
  • Desenvolvimento de carreira – O mentoring nas empresas pode ajudar a planejar, desenvolver e gerenciar carreiras promissoras. Isso faz com que os profissionais fiquem mais flexíveis com as mudanças e aprendam mais de forma autônoma.
  • Criar novas lideranças – A mentoria pode encorajar os seus funcionários a buscarem mais competências de liderança. Dessa forma, a empresa terá ótimos líderes que aprenderam através de bons exemplos.
  • Suporte à educação – O mentoring nas empresas pode servir como um suporte para aprender mais sobre a teoria da área de atuação e ajudar a implementar esse conhecimento na prática. O conhecimento formal alinhado à prática ajuda a ter profissionais mais competentes.
  • Mudança cultural – Cada empresa tem a sua cultura e suas diretrizes, a mentoria pode ser uma forma de passar os valores, visões e missão das organizações para seus colaboradores. É uma estratégia para transmitir esse conteúdo de forma mais dinâmica.
  • Atendimento ao cliente – O mentoring nas empresas também pode servir para melhorar o suporte ao cliente através do compartilhamento de experiências.
  • Manter funcionários – Os programas de mentoring nas empresas podem funcionar como um atrativo para atrair novos funcionários qualificados e manter os que você já tem. Imagina que um jovem programador pudesse aprender diariamente com as experiências de Marck Zuckerberg. Seria um excelente atrativo. Você pode fazer o mesmo na sua empresa.

Os benefícios do mentoring nas empresas para o mentor e o mentorado.

Benefícios da mentoria nas empresas

Como você viu, existem muitos motivos para implementar o mentoring nas empresas. E esses diferentes motivos podem trazer muitos resultados. São benefícios que surgem tanto no mentor – o profissional experiente que está compartilhando seu conhecimento – como no mentorado – o profissional menos experiente. Entre essas principais vantagens estão:

Os benefícios para o mentor:

  • Renovar seu entusiasmo transformando-o em um expert
  • Entender melhor as barreiras encontradas pelos novos funcionários
  • Fortalecer suas habilidades em treinamentos, ouvir e planejar.
  • Desenvolver e praticar habilidades de liderança.
  • Demonstrar e compartilhar conhecimento.
  • Ter maior consciência de sua importância na empresa.

Os benefícios para o mentorado

  • Ter uma boa transição para o trabalho da empresa.
  • Melhor futuro profissional e pessoal.
  • Ter a capacidade de transmitir os valores e visões da empresa para suas ações.
  • Oportunidade de aplicar seu conhecimento teórico na prática.
  • Conquistar mais oportunidades na carreira.
  • Desenvolver novas e diferentes perspectivas.
  • Ter ajuda com suas ideias.
  • Demonstrar seu potencial.
  • Criar relações profissionais e expor mais do seu trabalho.

Você já aplicou o processo de mentoring nas empresas?

Sua empresa já tem mentoring?

Apesar de todas as vantagens já reconhecida dos programas de mentoring nas empresas, muitas ainda não implementaram este processo para obter cada vez mais resultados de seus profissionais, principalmente no Brasil. Isso significa que quem começar a implantar o quanto antes, sairá na frente da concorrência.

O programa de mentoria vai aumentar a produção da sua empresa, atrair profissionais mais qualificados, formar colaboradores experientes e melhorar a relação com os clientes. O que você está esperando para criar este programa na sua empresa?

Você já conhecia o mentoring nas empresas?

Qual das vantagens mais te chamou a atenção?

Comente aqui embaixo:

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING