Blog

6 dicas para desenvolver suas habilidades sociais

As habilidades sociais são uma das mais fáceis de reconhecer em qualquer pessoa, mas uma das mais difíceis de se conquistar. Sempre que vemos alguém com facilidade de interagir, de passar sua mensagem e promover outras ideias, nós pensamos que eles são pessoas que nasceram com um dom incrível. Nada disso!

Essas pessoas treinaram suas habilidades sociais a tal ponto que são capazes de conversar com diferentes pessoas em diferentes públicos. Eles entenderam como funcionam as relações sociais e usam isso para se destacar.

As habilidades sociais nos permitem conhecer mais pessoas, conhecer novas ideias e trabalhar para que possamos crescer através disso. As relações humanas são parte essencial de nosso desenvolvimento. Elas formam grandes líderes, profissionais e personalidades marcantes. Por isso que essas habilidades são tão importantes.

Habilidades sociais no trabalho do Coach

O Coach, ainda mais do que qualquer outro profissional, precisa treinar as suas habilidades sociais. Nós trabalhamos com o “material humano”. Trabalhamos diretamente com pessoas. Saber como funcionam as relações é o primeiro passo pra isso.

Eu acredito que entender o comportamento humano é a chave para o sucesso. Quanto mais prestarmos atenção nas pessoas, desenvolvermos nossas habilidades sociais e apostarmos em uma comunicação assertiva, mais próximo de alcançar nossas metas pessoais e profissionais nós estaremos.

As habilidades sociais fazem parte do dia a dia do Coach. Elas devem ser usadas a cada momento. Seja na conquista de clientes, durante suas conversas, em congressos ou, até mesmo, tomando um café na padaria. Quanto mais você desenvolve-las, melhor você entenderá as pessoas. Além disso, você poderá passar essas habilidades para seus clientes.

Como desenvolver habilidades sociais

Como eu acredito que as habilidades sociais são obrigatórias no serviço do Coach, eu separei seis dicas para desenvolver as suas e aplicá-las em todas as situações:

  1. A emoção é muito maior que a razão. É muito mais fácil você conseguir convencer alguém através dos sentimentos do que da lógica. Sempre aposte nos valores emocionais ao invés do raciocínio lógico. Um Coach de emagrecimento, por exemplo, não foca em quantos quilos seus clientes perderão, mas em como eles ficaram mais felizes.
  2. Você sabe com quem está falando? Pois, devia! Não, isso não é carteirada. Quando você sabe quem é o seu ouvinte, é muito mais fácil acertar a comunicação. Um empresário jovem da tecnologia pensa muito diferente de um empresário varejista, por exemplo. Aposte no conhecimento do seu público.
  3. Ouvir pode ser muito melhor do que falar. Isso porque é mais fácil ter uma boa comunicação ouvindo do que falando. As pessoas sentem-se bem e acolhidas quando estão sendo ouvidas. Isso te permite criar uma ligação pessoal com elas e ainda fazem conhecer melhor o seu público.
  4. Todo mundo quer ganhar algo. Se você está oferecendo um serviço para alguém, por exemplo, mostre o que ele ganha. Um Coach de beleza não oferta Coach de beleza, ele oferta melhorias na aparência de seus clientes. Ele oferece um vida sentindo-se bem, sendo uma pessoa mais bem vestida etc.
  5. Quem não gosta de uma história? Que não tem história para contar? Pois, é! Todo mundo adora histórias e todos têm histórias. Conte-as sempre que possível. As histórias fazem com que você se interesse mais e entenda melhor a mensagem. Na Bíblia, toda vez que Jesus tem algo de importante para ensinar, ele diz através de parábolas. Pense nisso!
  6. As distrações causam ruídos nas comunicações e podem atrapalhar suas habilidades sociais. Evite o uso de celulares, computadores e outros aparelhos que possam desviar sua atenção e causar ruídos na comunicação.

Use essas seis dicas que te ensinei a todo momento. Seja em casa, nos estudos, com clientes, na rua. Não importa onde você esteja, use essas seis dicas. Assim, as habilidades sociais se tornarão naturais pra você.

PS: A quinta dica é muito falada, mas pouco utilizada. Ela é importante demais para cair no esquecimento tão facilmente.

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING