Blog

3 Dicas para Criar Plano de Marketing para Coaches

Plano de Marketing é palavra de ordem em qualquer empreendimento. Não pode ser diferente com o Coach. A sua profissão de Coach tem investimentos, custos, lucros, estratégias pra conquistar clientes etc. Ou seja, tudo que um empreendimento também tem. Por isso, você deve preparar-se pra tudo isso.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o plano de marketing não é um conjunto de ações pra conquistar clientes, essas são as suas estratégias promocionais. O plano de marketing é uma visão do mercado, de como você está posicionado e onde você deseja chegar.

Pra fazer isso, você precisa estudar muito bem o mercado de Coaching e entender como funciona, mas não se preocupe. Você não precisa criar um plano de marketing gigante. Ele pode ter uma linha ou páginas, tudo depende do que você enxergar neste mercado.

Está pronto pra começar seu plano? Preste atenção nessas dicas:

1 – Estude o mercado e a concorrência

Antes de começar, o Coach empreendedor precisa estudar muito bem o mercado em que está entrando. Já falei diversas vezes sobre escolher um nicho de atuação. Porém, você precisa fazer pesquisas pra saber se existem pessoas que precisam e estão interessadas nessa sua segmentação de trabalho.

Além disso, você também precisa estudar toda a concorrência pra saber o que oferecem de diferente, quais os pontos fracos, quais os pontos fortes etc. O estudo de concorrência te ajuda entender melhor o que está sendo feito na sua região ou até mesmo no Brasil.

Uma dica muito importante é que você não pode estudar apenas o mercado e seus concorrentes, é preciso estudar também muito bem qual a sua posição neste mercado. Onde você está? Qual sua fatia de clientes? Quais os principais concorrentes? Tudo isso te ajuda a entender como se posicionar.

Está gostando? Cadastre-se para receber mais dicas exclusivas!



2 – Faça pesquisas com seus clientes

Como eu disse antes, você precisa estudar seu público alvo e clientes pra entender suas dores, necessidades e se existe o interesse em contratar os seus serviços em determinado nicho de atuação. Não existe nada melhor que as pesquisas pra fazer isso.

O plano de marketing precisa estudar os clientes, no caso do Coach, os Coachees, pra entender seu comportamento em relação aos serviços. Se você conversar com pessoas que estão dentro do seu nicho, fizer pesquisas e, até mesmo, conversar com concorrentes, terá uma base de conhecimento melhor pra investir nessas ações.

Esse conhecimento do público no plano de marketing tem diferentes funções. Ela ajuda a construir estratégias pra conquistar mais clientes, melhora seu relacionamento com os prospectos, traz ideias de novos serviços, formas de atuação e pra construção de parcerias.

3 – Construa metas e objetivos

Sabendo onde você está, quem são seus concorrentes e o que seu público procura, o próximo passo é unir tudo isso pra trilhar seu caminho, mas você deve saber pra onde está indo. Não adianta nada andar sem saber o destino. Dessa forma, você pode até chegar em algum lugar, mas nunca saberá onde.

No seu plano de marketing, crie metas pro seu Negócio de Coaching. Essas metas podem ser de curto, médio ou longo prazo. Quanto melhor desenhado for o objetivo em seu plano de marketing, melhor você saberá como alcançá-lo.

Uma dica que sempre gosto de dar sobre as metas no plano de marketing é que elas precisam ser difíceis, mas não impossíveis. Metas fáceis, não motivam ninguém pela facilidade. E metas impossíveis não motivam por saber que não chegará de jeito nenhum. Agora, uma meta difícil é desafiadora. Você fará de tudo pra alcançar. Pense bem nisso.

 

Você tem plano de marketing?

São raros os Coaches que têm um plano de marketing para sua carreira de Coach. Isso acontece porque a falta de valorização do espírito empreendedor já começa nas formações.

Você já tem um plano de marketing? Comente aqui quais são suas principais dificuldades em criar um que vou te ajudar:

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING