Blog

6 dicas pra conquistar os primeiros clientes de Coaching

Conquistar os primeiros clientes de Coaching pode ser tarefa difícil. Boa parte dos profissionais que descobriram como ter muitos clientes guardam estes segredos a sete chaves com medo de aumentar a concorrência.

Quando eu decidi me tornar Coach profissional, também sofri para conquistar os primeiros clientes. Porém, investi dinheiro e tempo para aprender o segredo dos profissionais que me inspiravam. Apliquei todas as dicas e tive resultados. Hoje, faço parte da pequena parcela de 5% dos Coaches que vivem exclusivamente da profissão.

Agora, meu foco é ensinar esses segredos para novos profissionais para que eles também consigam conquistar seus primeiros clientes de Coaching e trilhar seu próprio caminho para o sucesso. Por isso que listei estas 6 dicas que são realmente decisivas para quem busca os primeiros clientes como Coach profissional.

1 – Tenha um nicho de mercado

Para quem está entrando agora no mercado, a maior dificuldade é conquistar clientes de Coaching com tantos profissionais oferecendo serviços semelhantes. Por isso a escolha do nicho de mercado é tão importante e eu sempre bato nesta tecla.

Quando você seleciona o seu nicho, está selecionando uma pequena fatia do mercado com quem deseja trabalhar e põe maior parte dos seus esforços para atrair os clientes de Coaching que estão dentro desta fatia. Dessa forma, você trabalha para se tornar uma autoridade para esses clientes e captá-los. Essa é a melhor forma de começar.

O princípio de ter um nicho de mercado é que você selecionará os seus clientes de Coaching no começo e se posicionará como um especialista nesta área. Dessa forma, você quebra toda a concorrência generalista.

2 – Crie uma rede de contatos

Diga-me com quem andas que te direi quem és. Sem dúvidas, você já deve ter ouvido essa frase centenas de vezes durante sua vida, mas o que você não sabe é que ela tem uma importância muito grande no mundo dos negócios.

A sua rede de contatos, as pessoas que você conhece, é um dos pontos mais importantes para atingir o sucesso e para conquistar os primeiros clientes de Coaching. E quando digo conhecer pessoas eu não estou falando de ter amizade com grandes nomes do mercado, mas de conhecer pessoas o tempo todo.

O Coach é um profissional que tem o ser humano como material de trabalho, então é fundamental conhecer gente nova todos os dias. Crie conexões com todo tipo de pessoa se posicionando sempre como um Coach especialista no seu nicho de mercado para sua marca ficar bem estabelecida e conquistar os primeiros clientes de Coaching.

Está gostando? Cadastre-se para receber mais dicas exclusivas!



3 – Saiba sair da saia justa

Outra grande dificuldade na hora de conquistar os primeiros clientes de Coaching é falar sobre suas experiências profissionais. Se o seu cliente perguntar seus resultados como Coach, por exemplo, você dificilmente terá dados para responder.

Nesses casos, você precisa estar sempre preparado para sair dessas saias justas. Você pode explicar sua experiência profissional fora do serviço de Coach, por exemplo, e que decidiu passar essa experiência para outros profissionais etc.

Essa é uma das formas de sair bem dessas perguntas, mas existem dezenas de maneiras diferentes. Tudo vai depender de seu público-alvo e do seu foco como Coach, mas é importante se preparar.

4 – Firme parcerias de sucesso

As parcerias de sucesso já foram tema de um texto exclusivo aqui no site, mas elas são muito importante para conquistar os primeiros clientes de Coaching. Por isso, eu decidi falar novamente.

Vamos supor que você seja um Coach especializado em emagrecimento. Para conquistar seus primeiros clientes, é preciso estar onde eles estão. Dessa forma, você pode fechar parceria com academias para realizar palestras e oficinas, por exemplo.

As parcerias são importantes para conquistar os primeiros clientes de Coaching porque geram credibilidade a sua marca pessoal, o que é essencial para quem está entrando agora no mercado.

5 – Não cobre preços baixos

Essa é uma das dicas mais importantes! Muitos Coaches decidem cobrar preços bem abaixo do mercado na expectativa de conquistar os primeiros clientes de Coaching, mas isso só faz mal para a sua carreira.

Não significa que você deva começar cobrando o mesmo que cobra um grande nome da área, mas é preciso saber que existe uma faixa de preço no mercado e, se você estiver muito abaixo dela, está prejudicando sua carreira. São muitos os motivos, mas vou falar apenas os três principais.

Primeiro que o cliente de Coaching desconfia de alguém que cobra um preço tão abaixo de outros profissionais. Segundo que você sempre será o Coach barato e nunca será o melhor. Terceiro: quando quiser, não conseguirá subir o preço sem perder posicionamento.

6 – Aumente a expectativa de seu público

Para quem não trabalha com lançamentos, essa pode ser uma parte difícil, mas é excelente pra quem deseja lançar produtos, como livros, palestras, webinários etc. A expectativa pode fazer com que seus clientes de Coaching surjam de forma muito mais fácil.

A proposta desse tipo de atitude é gerar um burburio sobre o seu produto. Antes de lançar, você faz uma campanha pesada com anúncios, marketing de conteúdo etc. sempre chamando para a data do lançamento. Dessa forma, as pessoas estarão cheias de expectativas para se tornarem seus primeiros clientes de Coaching.

Conquiste seus primeiros clientes de Coaching!

As dicas para conquistar os primeiros clientes de Coaching que dei neste texto realmente funcionam. Apliquei todas essas estratégias quando comecei a investir em minha carreira como Coach profissional e, hoje, posso dizer que faço parte de um seleto grupo de profissionais que vive 100% do Coach. Aplique essas dicas e conquiste seus clientes também!

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING