Blog

Como descobrir meu cliente de Coaching? 5 dicas!

Descobrir o cliente de Coaching ideal é o primeiro passou para começar a planejar suas estratégias de comunicação, ações promocionais e todo o plano de marketing. Ou seja, essa delimitação é extremamente importante para você planejar seu negócio como Coach do começo ao fim.

Quando delimitamos um público alvo, escolhemos o cliente de Coaching ideal, estamos fechando o trabalho em poucas pessoas para ter um grande resultado naquele mercado e conquistar relevância em todos os outros ao redor. A ideia é começar com uma pequena parcela da população pensando em atingir o todo. Quanto melhor selecionado seu cliente de Coaching ideal, maiores as chances de ter sucesso na profissão. Então, anote bem essas dicas.

1 – Busque o público que você deseja trabalhar

Antes de você desenhar seu público-alvo, é preciso encontrar aquele cliente de Coaching que você gostaria de trabalhar para o resto da vida. Com certeza, existe um público-alvo que você adoraria acordar todos os dias de manhã para prestar serviços. É ele que estamos procurando.

Esse passo é importante para começar o trabalho de definição do cliente de Coaching certo porque você não deve escolher uma persona que não tenha vontade de trabalhar e fazer o trabalho só por obrigação. Apesar de todos os pontos relevantes para definição do público, será difícil trabalhar com um que você não tem prazer.

2 – Encontre os clientes que mais trazem resultados

Você já deve ter ouvido falar do Princípio de Pareto. Esse princípio diz que 80% dos seus resultados vem de 20% de seus esforços. Simplificando: uma pequena parcela de todos os seus clientes, são os que mais te trazem resultados.

Podem ser diversos os motivos para acontecer isso, você gostar mais de trabalhar com eles, eles estarem mais motivados etc. Mas, com certeza, existem muitos pontos em comum entre esses 20%. Busque quais são os clientes que mais te trazem resultado e trace paralelos entre eles para começar a desenhar seu público alvo.

Está gostando? Cadastre-se para receber mais dicas exclusivas!



3 – Pesquisa, pesquisa, pesquisa e pesquisa

Eu sempre digo que a palavra de ordem na construção do plano de marketing é pesquisa. A pesquisa de mercado para saber se existe público, se este público está disposto a pagar etc. é essencial para descobrir se o seu planejamento está indo para o caminho correto.

Desenhe um público-alvo e faça diferentes pesquisas para saber se o seu cliente de Coaching ideal está realmente neste público alvo. A ideia é descobrir se ele está nesta pequena parcela da população que você selecionou para trabalhar. Se não estiver, está desenhando seu público-alvo da forma errada.

4 – Escolha um nicho de mercado

Escolher o cliente de Coaching é ideal pode ser uma tarefa difícil. Existem diferentes pontos a se levar em consideração para desenhar seu público-alvo. Porém, se você escolher um nicho de mercado, ficará muito mais fácil selecionar seu cliente de Coaching.

Alguns nichos de mercado são extremamente importantes pra definição do público. Se escolher como nicho de mercado a área de saúde, por exemplo, você pode definir como público alvo médicos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras etc. Ao invés de precisar escolher seu cliente de Coaching ideal no todo, você precisa selecioná-lo apenas entre o seu nicho de mercado. Então, estude o nicho antes de estudar o público.

5 – Personifique seu cliente de Coaching

Escolher um público-alvo ainda pode deixar seu leque muito aberto para encontrar seu cliente de Coaching, por isso, é importante desenhar a persona de para quem estará trabalhando. Crie uma identidade fake para esse cliente e trace todas as estratégias pensando nele.

Voltando ao exemplo de saúde, ao invés de definir que meu público-alvo é médicos, posso desenhar a persona do cliente de Coaching ideal, como: Zézinho, homem, 35 anos, pediatra, casado, pai de dois filhos. É claro que você não atenderá apenas este perfil de pessoa, mas aplicará todas as ações pensando em trazer Zézinho para seu escritório. Assim, todos que se identificarem com a comunicação voltada para essa persona – ou seja, todos os que estão próximos dela – serão atingidos pelas suas ações.

Você já tem um cliente de Coaching ideal desenhado? Usou alguma dessas dicas? Deixa suas experiências aqui nos cometários:

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING