Blog

Como traçar objetivos na carreira de Coach

Traçar objetivos é um passo obrigatório para todo Coach. Em qualquer carreira, é impossível ter sucesso sem desenhar objetivos, mas, em uma profissão nova, com grande concorrência e onde trabalhamos com pessoas, esses objetivos são ainda mais importantes. O problema é que boa parte dos profissionais que estão começando não sabem como fazer isso.

Existem alguns pequenos passos para começar a traçar objetivos em sua carreira de Coach. O primeiro passo é descobrir o que você deseja. Responda várias perguntas tentando descobrir quais são os grandes prazeres da vida e quais momentos você gostaria de aproveitar por mais tempo.

Uma dica excelente para começar é escrever uma lista com todos os sonhos da sua vida. Não importa quão bobos possam ser, mas escreva todos. Esse passo de traçar objetivos pode demorar alguns minutos ou levar semanas, então, não precisa se preocupar com o tempo que demorará.

Depois que essa lista estiver completa, o próximo passo é riscar aqueles objetivos que você não acredita ser tão importante. Deixe na lista apenas aqueles que considera verdadeiramente relevantes em comparação com os outros.

Essa estratégia para traçar objetivos ajuda descobrir os verdadeiros valores de forma mais eficaz, porém, existem algumas ideias que são importantes na hora de traçar objetivos. A primeira é que você precisa fazer objetivos que dependam apenas de você. Como assim? Um exemplo de objetivo curto, rápido e nada eficiente: ganhar 10 clientes. Isso não pode ser um objetivo porque não depende de você, mas conquistar 10 clientes pode ser.

Além disso, você também precisa ter uma ideia muito importante sobre traçar objetivos. Todos os seus objetivos devem ser positivos. Isso significa que você precisa focar no que quer e não no que não quer. Seu objetivo não pode ser “não quero trabalhar todos os finais de semana” porque você estará muito focado nessa negatividade. Uma forma de deixar muito melhor é: “eu quero aproveitar os finais de semana com a minha família”. Percebe como tem ideias parecidas, mas os objetivos são muito diferentes?

E um terceiro ponto que você deve prestar atenção ao traçar objetivos é que não pode desenhar metas que vão controlar sua vida. O ideal é que façam parte da sua vida e não direcionem toda a sua vida para conquistá-los.

Não basta traçar objetivos, é preciso cumprir suas metas

Você desenhou todos os objetivos e pronto! Tudo acontecerá de forma magnifica. Nada disso. Não basta traçar objetivos para a carreira como Coach. Você precisa ir além e desenhar metas que te ajudarão a conquistar todos eles.

Essas metas são tarefas que você precisa realizar para cumprir seus objetivos. Voltando ao exemplo de ter como objetivo poder aproveitar os finais de semana com a família, quantos clientes você precisa para poder fazer isso? Se 10 clientes forem o suficiente, sua meta é conquistar 10 clientes.

Além disso, você pode criar diferentes metas a curto, médio e longo prazo para conseguir desenhar melhor essa jornada até chegar ao objetivo. Destrinchar em várias metas ajuda a ter mais controle sobre o que você está fazendo para atingir o objetivo.

Uma dica muito interessante é criar uma lista de tarefas diárias com todas as atividades e ordem de prioridade. Você pode fazer isto com papel e caneta mesmo ou com aplicativos, como o Todoist.

Você também precisa descobrir quais são os obstáculos que te atrapalharão ao realizar essas metas. Quanto mais noção do mercado e do ambiente você tiver, mais bem preparado estará para superar essas barreiras quando surgirem.

Mas, lembre-se: não basta apenas traçar objetivos e metas que todos seus sonhos vão se realizar. Você precisa dar o primeiro passo e caminhar para chegar onde quer!

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING