Blog

7 estratégias para fidelizar clientes de Coaching

Você já ouviu dizer que é muito mais barato manter um cliente antigo do que conquistar clientes novos? Essa é uma verdade quase que indiscutível no mundo dos negócios. Traçar estratégias para fidelizar clientes é importante para manter uma boa lucratividade como Coach sem aumentar os investimentos.

Essa afirmação não é feita sem fundamento. Já foram realizadas pesquisas no mundo todo e elas apontam que as estratégias para fidelizar clientes são, em média, cinco vezes mais baratas do que prospectar novos clientes. Isso porque ele já conhece o seu serviço de Coach e está mais propenso a te contratar novamente se for bem atendido e gostar do serviço. Por que você acha que a Apple investe em eventos para Applemaníacos? Porque é muito mais barato vender a Apple experience para eles que para novos clientes.

Isso funciona de forma bem diferente com os clientes novos. Por não conhecerem seu serviço, é preciso dispor de muito mais esforços e impactar de forma muito maior para que te contratem pela primeira vez. Sabendo de tudo isso, o Coach que deseja ser mais impactante precisa dessas estratégias para fidelizar clientes.

Como fidelizar um cliente?

Agora que você sabe que buscar novos clientes custa cerca de cinco vezes mais caro que manter os antigos, você deve estar louco pensando: e quais são essas estratégias para fidelizar clientes de Coaching? Pode ficar calmo, que eu vou te ensinar 7 formas de fazer isso com eficácia e muita simplicidade:

Entender muito bem seu público-alvo

O conhecimento do público-alvo pode parecer algo clichê de se falar, mas sem ter conhecimento de todos os hábitos, prazeres, dores etc. do seus clientes, você dificilmente conseguirá fidelizar a clientela. Sem esse conhecimento, você, provavelmente, estará oferecendo serviços de Coaching para o público errado e com a comunicação errada. E sempre que você compra algo que não é pra você, dificilmente voltará a comprar.

Ofereça experiência para fidelizar o cliente

Foi-se o tempo que as pessoas compravam produtos por produtos ou serviços por serviços. Hoje, todo sabão em pó lava mais branco, todo celular é de ponta e todo Coach consegue resultados – pelo menos nas propagandas. Você precisa, além de oferecer resultados, oferecer experiências para que as pessoas sintam-se bem e queiram voltar para você. Essa é uma das mais importantes estratégias para fidelizar clientes. Lembra que falei da Apple experience no começo? Essa é a principal estratégia deles.

Peça feedback para todos

O feedback é um passo importante nas estratégias para fidelizar clientes. Sempre que atender alguém, peça opinião sobre o que achou dos serviços, se teve retorno com as dicas ensinadas, o que poderia mudar etc. Isso é de extrema importância para que seu cliente perceba que você se importa com ele, mas você não pode ficar apenas no feedback. É preciso aprimorar o serviço e atendimento de acordo com as opiniões.

Não suma depois da venda

Eu vejo muitos Coaches que vendem serviços e depois somem. Essa é uma das estratégias para fidelizar clientes reversa. Se você deseja fidelizar, é preciso se fazer presente no dia a dia. Manter contato com quem já te contratou. Por isso que as listas de e-mail são tão importantes atualmente. Elas permitem que você mantenha contato com todos de forma simples e fácil.

Peça para que seus clientes falem de você

Se o seu atendimento for realmente impactante, você conseguirá extrair muitos testemunhos em vídeos e resenhas. Além de ser uma das estratégias para fidelizar clientes, essa é uma ótima forma de conquistar indicações. A internet oferece diversas possibilidades para que seus clientes façam essas avaliações positivas, como vídeos, textos, publicações em redes sociais e muito mais.

Mantenha todos atualizados

Você tem uma novidade nos serviços de Coaching? Avise toda a clientela. Por mais simples que seja a novidade, essa é uma forma de estabelecer vínculos e uma das estratégias para fidelizar clientes. Dessa forma, você faz com que eles se sintam por dentro dos seus serviços e tenham laços com você. Criar relacionamento é essencial na fidelização.

Faça mais do que ofereceu

Você já comprou algo e recebeu muito mais do que o contratado? Aquele famoso chorinho? Aposto que já e ficou maravilhado. O seu cliente sentirá a mesma coisa se você fizer isso com ele. Faça mimos e entregue além do que foi contratado. Além de ser ótimo para o relacionamento, isso gera o gatilho mental da reciprocidade e pode fazer com que ele te indique para novas pessoas.

Está pronto para usar as estratégias para fidelizar clientes?

Como você pode ver, as 7 estratégias para fidelizar são simples e não pedem muito investimento, sejam financeiros, de tempo ou trabalho. Tudo que você precisa é aplicar essas dicas no seu dia a dia de Coach. Lembre-se sempre que não adianta nada aprender diversas estratégias se elas ficarem apenas na sua cabeça.

Comece agora mesmo a traçar essas estratégias para fidelizar clientes na sua carreira e verá que terá uma rotina de serviços muito mais impactante e com um investimento muito mais baixo.

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING