Blog

O que é Mentoring? Saiba mais sobre este processo

O Mentoring tem crescido no mundo nos últimos anos. Os resultados têm se mostrado eficiente. Isso faz com que muitos profissionais busquem esse método para transmitir suas experiências. Apesar disso, ele não deve ser usado apenas no mundo empresarial como alguns pensam, mas em diferentes áreas da vida pessoal e profissional.

A Mentoria é uma proposta de aprendizado que traz mais resultados do que outras formas de treinamento. Apesar de sua popularidade nos Estados Unidos e outros países, ela ainda é pouco conhecida no Brasil.

O que é Mentoring?

O Mentoring é uma metodologia de desenvolvimento em que uma pessoa experiente ajuda outras menos experientes a desenvolver suas habilidades e conquistar os resultados desejados. Essa é um método de desenvolvimento pessoal muito utilizado nos EUA, principalmente no setor de recursos humanos, para que os funcionários experientes ajudem no processo criativo e profissional de outros menos experientes. Porém vem ganhando força fora do mundo corporativo.

O termo Mentoring costuma ser traduzido de diferentes formas, mas a mais fiel delas é Mentoria, mas também pode ser encontrado como Tutoria, Apadrinhamento e Mentorado.

O Mentor é um mestre que tem o conhecimento mais avançado sobre a área abordada e passa as suas dicas e experiências para as pessoas mais novas ou menos experientes.

A diferença entre Mentoring e Coaching

O Mentoring e o Coaching são áreas próximas, mas muito diferente entre elas. O maior diferencial está na experiência. No Coaching não existe troca de experiência. O profissional, o Coach, não precisa ter conhecimento sobre a área, mas precisa conhecer as ferramentas corretas para despertar as habilidades em seus clientes. O ideal é que o Coach não dê conselhos, mas que faça o seu cliente reconhecer as próprias habilidades e conhecimentos.

Enquanto isso, o processo de Mentoring é muito mais focado na troca de experiências. Ao contrário do Coach, o Mentor deve ter conhecimento sobre a área que está trabalhando para que possa passar esse conhecimento para seus clientes. E uma parte importante deste processo é que ele o Mentor tenha vivenciado de verdade todas as experiências.

Você já conhecia o Mentoring?

Sabia que ele pode ser aplicado junto com o Coaching?

Comente aqui embaixo seus comentários, sugestões e dúvidas sobre Mentoria:

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING