Blog

Planejamento de Carreira: 7 dicas para planejar a carreira de Coach

O Coach profissional deve ter uma planejamento de carreira. Para atingir o sucesso e viver exclusivamente da profissão, é preciso traçar um plano completo com todos objetivos, metas, ações etc. É muito difícil conseguir trabalhar exclusivamente com Coaching sem esse estudo da sua realidade.

Apesar da maior parte dos profissionais saber disso, a verdade é que o termo planejamento de carreira assusta muita gente. Eu acredito que esse medo de desenhar sua trajetória profissional é por falta de conhecimento do que é esse planejamento na verdade ou medo de não conseguir controlar o que foi planejado anteriormente.

Se você sente algum desses dois medos, eu tenho duas notícias boas. A primeira é que um planejamento de carreira é muito mais simples do que você acredita. A segunda é que ter esse plano não significa que tudo deve acontecer perfeitamente, mas que você está preparado para o que vier.

Conceito de planejamento de carreira

Como eu disse antes, boa parte das pessoas não faz ideia do que seja um planejamento de carreira e por isso sentem muito medo de dar esse importante passo profissional. Por isso, eu me sinto na obrigação de explicar o conceito de antes de dar as dicas.

O planejamento de carreira é um estudo da sua realidade profissional e dos seus sonhos e objetivos de vida. A principal proposta é saber onde você está atualmente e o que precisa fazer para alcançar os seus objetivos. Você pode traçar metas a curto e longo prazo e identificar quais as ações necessárias para alcançá-las.

O seu planejamento de carreira pode ser extremamente complexo ou uma pequena lista de tarefas para realizar, tudo depende de como você pretende fazer, mas o importante é fazer traçar estudo profissional de forma realista e verdadeira.

Como fazer um planejamento de carreira:

No Negócio de Coaching, eu tenho muito conteúdo para auxiliar na carreira de Coach profissional, inclusive uma aula grátis de planejamento de carreira. As dicas desse texto alinhadas à aula te ajudarão a ter um plano muito mais concreto e fácil de ser executado.

Faça um estudo da sua situação

O primeiro passo do planejamento de carreira é saber onde você está atualmente. É preciso saber como está seu contentamento profissional, quais são as suas dores, o que você gostaria de ter. Faça uma análise fria da sua vida.

Tenha objetivos e metas claros

Além de saber onde está, é preciso saber onde quer chegar. Trace metas e objetivos para realizar seus sonhos. Se você deseja ganhar R$ 10 mil por mês e cada cliente lhe rende cerca de R$ 1.000, uma meta é conquistar dez clientes por mês, por exemplo

Planeje todas as suas ações

Conhecendo sua realidade atual e seus sonhos futuros, você precisa estabelecer ações. Voltando ao exemplo dos clientes, o que você precisa fazer para atingir a meta de conquistar dez clientes por mês?

Analise todos os resultados

Não basta planejar metas e ações, você precisa fazer essas ações e analisar todos os resultados conquistados. Essa análise te ajudará a saber se as atitudes são realmente efetivas. Se não forem, você precisa mudar o planejamento de carreira. Ele não é estático, deve adaptar-se sempre à nova realidade do Coach.

Nunca pare de estudar

Esse é um erro comum de muitos Coaches. Alguns acreditam que chegaram ao topo da profissão e não precisam mais estudar. Essa é uma carreira em constante transformação. É preciso estar sempre se renovando e ter um plano de estudos em seu planejamento de carreira

Conheça pessoas novas todos os dias

Essa é uma dica extremamente importante que muitos esquecem. O seu networking é parte crucial da realização do planejamento de carreira. Conheça pessoas novas que vão abrir cada vez mais portas profissionais para você, ainda mais em uma profissão que tem as pessoas como foco de atuação.

Escolha parceiros de caminhada

É mais rápido ir sozinho, mas acompanhado é possível ir mais longe. Faça parcerias profissionais para atingir seus objetivos e metas. No planejamento de carreira, escolha pessoas com quem gostaria de trabalhar e as ações pra conquistar essas parcerias.

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING