Blog

Qual a diferença entre Coaching & Mentoring?

O mercado de Coaching e Mentoring tem crescido muito nos últimos anos. E com essa avalanche de ideias e informações, a diferença entre os dois serviços pode se perder no meio do caminho, mas hoje, vou explicar da forma mais detalhada as possíveis semelhanças e diferenças destes dois processos para acabar com todas as dúvidas!

Antes de tudo, você deve saber que os dois modelos são abordagens comportamentais pra auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. E não existe um melhor que o outro. Os dois, na verdade, se complementam em diferentes necessidades.

A principal diferença entre Mentoring e Coaching!

A principal diferença entre Coaching e Mentoring está no Coach e no Mentor. Para entender melhor essa diferença, você precisa saber como funcionam os dois processos, que explicarei mais à frente, mas vou dar uma resumida para deixar o compreendimento ainda mais simples.

O Coaching é um método de desenvolvimento em que o Coach pega na mão do Coachee, seu cliente, e caminha ao lado dele ajudando a desenvolver suas habilidades e competências, visando aumentar os resultados desejados. O Coach nunca diz ao seu ciente o que ele deve fazer. Pelo contrário, o objetivo é fazer reflexões e despertar suas habilidades interiores.

Por outro lado, o processo de Mentoring está voltado à transferência de conhecimento. O Mentor é uma pessoa com experiência vivida na área que ensinará para seu Mentorado para que ele consiga diminuir drasticamente a curva de aprendizado.

Esse foi um resumo bem superficial dos dois processos para que você pudesse compreender de forma mais ampla a diferença entre Mentoring e Coaching. Agora que já está mais simples, vou me aprofundar um pouco mais em cada um dos processos!

O que é Coaching?

O Coaching, como expliquei rapidamente antes, é um processo que busca acelerar os resultados de pessoas para que possam desenvolver suas habilidades com mais facilidade e alcancem os resultados planejados com muito mais foco e empenho.

O Coach, responsável pelo processo de Coaching, conduz o seu Coachee, cliente, através de perguntas, técnicas e ferramentas que o fazem sair de seu estado atual e ir de encontro ao seu estado desejado. A proposta é despertar o interesse, motivação e habilidades pessoais do Coachee, o cliente. Além disso, o próprio Coachee define tarefas e ações com seu Coach, para que ele possa alcançar os objetivos desejados dentro de um determinado prazo.

Uma das principais características do Coach é que ele não precisa ter experiência na área em que está atuando. Se você deseja ser um Coach empresarial, por exemplo, não precisa ter vivido no mundo dos negócios. Isso porque as técnicas de Coaching podem ser aplicadas em qualquer área para obter resultados. O que importa aqui é o processo de transformação que o seu cliente passará. O Coach é um profissional capacitado para desenvolver as pessoas, causar transformação.

O que é Mentoring?

O Mentoring, originalmente, é uma tutoria profissional. Tanto que podemos traduzir a palavra como Mentoria ou Tutoria. A sua base é a que um profissional mais experiente compartilhe o seu conhecimento com profissionais menos experiente, ou com nenhuma experiência.

A base do Mentoring está focada na transferência de experiência para que acelere o caminho para quem necessita desse conhecimento. Ao invés de uma pessoa passar por todas as dificuldades naturais de alguma área da sua vida, sendo pessoal ou profissional, ele conta com a ajuda de um profissional mais experiente para lhe ensinar o caminho das pedras.

Por ser focado na troca de experiências, diferentemente do processo do Coaching, o Mentoring exige que o Mentor tenha conhecimento e vivência da área sobre a qual está atuando. Você consegue imaginar um Mentor de Coaches, por exemplo, fazendo Mentoria para outros Coaches sem ter conquistado sucesso como Coach? Qual o conhecimento prático que poderia ser transferido? Outra diferença importante é que o Coaching tem um prazo definido de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, enquanto a Mentoring é um processo sem prazo que evolui de acordo com os avanços do Mentorado.

Está clara a diferença entre Coaching e Mentoring?

Acredito que consegui explicar de forma bem sucinta a diferença entre Coaching e Mentoring, mas vamos fazer uma revisão para que você possa entender ainda melhor!

Principais características do Coaching:

  • Processo de desenvolvimento pessoal para diferentes áreas da vida
  • O Coach pode atuar em qualquer área
  • O processo foca no autodesenvolvimento e transformação pessoal
  • As ferramentas são utilizadas para o Coachee ter mais clareza, planejamento, foco, ação e verificação
  • Existe um prazo pré-estabelecido
  • Funciona em diferentes áreas profissionais e pessoais

Principais características do Mentoring:

  • Processo de desenvolvimento pessoal para diferentes áreas da vida
  • O Mentor deve ter conhecimento e vivência da área que atua
  • O processo foca na diminuição do tempo da curva de aprendizado
  • A transferência da experiência é a base
  • Não existe prazo para terminar
  • Funciona em diferentes áreas profissionais e pessoais, porém atualmente mais focado nas áreas profissionais

Ficou clara a diferença entre Coaching e Mentoring?

Restou alguma dúvida?

Você deseja saber mais sobre algum dos dois?

Comente aqui embaixo que eu vou te ajudar:.

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING