Blog

Marca Pessoal! Como construir sua imagem como Coach

80% do necessário para o sucesso é aparecer. Essa frase é de um dos maiores diretores de cinema da atualidade, Woody Allen, e mostra muito bem a importância da marca pessoal para os profissionais das diferentes áreas.

Construir uma marca pessoal forte faz com que seu nome aparece cada vez mais para os clientes e que você alcance o sucesso profissional. Se você nunca trabalhou na construção da marca como Coach, está na hora de dar mais atenção a este trabalho que traz muitos resultados.

O que é marca pessoal?

A marca pessoal é a soma de diferentes elementos que constroem sua imagem para o mundo. Seus conhecimentos, habilidades, interesses, qualidades e tudo que é responsável pela sua construção pessoal e profissional são a sua marca pessoal.

Ela é o resumo de tudo aquilo que você realizou durante a vida. Seja no ambiente profissional, social ou pessoal, a marca pessoal é a impressão que você deixa na sociedade.

Como criar uma marca pessoal forte

O essencial para construir uma marca pessoal forte é fazer o seu nome conhecido entre o público-alvo. Existem diferentes formas de trabalhar isso, mas, antes, você precisa ter o seu público-alvo e nicho de mercado já definidos. Se você não sabe o que são essas duas coisas, vou explicar de forma rápida:

  • O público-alvo é o grupo de pessoas com quem você deseja trabalhar. Ser Coach para jovens empreendedores, por exemplo, é a escolha de um público. Em cima disso, você deve criar a persona de seu cliente ideal e focar todo trabalho de marca para ele.
  • O nicho de mercado é um pequeno segmento que você gostaria de trabalhar. Coaching de negócios, por exemplo, é um ramo muito grande. Você pode fechar para Coaching de negócios para pequenas empresas tecnológicas e definir um nicho.

Tendo em mente qual é seu público e seu nicho, você deve dedicar esforços pra fazer seu nome conhecido no mercado. O primeiro passo pra isso é saber onde está seu público. Busque saber se ele é usuário ativo de redes sociais, frequentador de clubes da cidade etc. Com essas informações, você deve fazer parte dos mesmos locais que ele e se inserir na vida dessas pessoas.

Mas, essa não é a única forma. Você pode trabalhar com marketing de conteúdo. Este é um termo muito utilizado recentemente porque traz resultados. Esse tipo de marketing é uma forma de construir a marca pessoal organicamente. O Coach que trabalha com jovens empreendedores do setor de tecnologia pode criar um blog em que escreve artigos para esse público, canal no Youtube, página no Facebook, oferecer palestras e, até mesmo, buscar escrever artigos em jornais e revistas direcionados a este público Ou seja, o marketing de conteúdo é oferecer material gratuito para ensinar seu cliente e fazer com que ele associe seu nome àquele material

A importância da marca pessoal

O trabalho de marca pessoal é diário. Seja de forma grande ou pequena, você deve sempre trabalhar o seu nome para o público. Seja escrevendo artigos para o público ou trocando um simples cartão de visitas, você está dando um grande passo para fixar seu nome na cabeça dos clientes. Lembre-se sempre da frase do Woody Allen e trabalhe muito para aparecer para seu público-alvo, esse é o principal caminho para o sucesso.

Você já trabalha sua marca? Quais as suas estratégias favoritas? Deixe seu comentário aqui embaixo:

E-book grátis

3 dicas para DIVULGUAR E VENDER SEU PROCESSO DE COACHING